sábado, 12 de abril de 2014

O mais excêntrico pedido de casamento!

Do Livro "Retalhos do Sertão"
do meu saudoso Tio Alício Barreto. 


"Nosso Senhor tem morador neste mundo velhos de toda qualidade...", assim falou-me  o amigo José Palmeira. Certo dia, quando palestrávamos em seu posto de gasolina e  ele prosseguiu: "...próximo ao sítio em que morávamos, deu-se um pedido de casamento que foi o mais interessante que possa imaginar.

Xilogravura: J. Victtor
O velho Pai de uma moça estava, de manhã cedo, sentado de cócoras em frente ao seu casebre amolando uma foice debaixo de uma latada, à beira da da estrada, quando surgiu em disparada na sua frente um cavaleiro afoito que ao brecar o cavalo levantou uma rajada de poeira em cima do ancião e falou-lhe grosseiramente:

- Bom dia, diabo velho!

O ancião ligeiramente levantou-se e retrucou aborrecido:

- Bom dia, diabo nojento! Você é cego, debochado ou é doido?

- Nem cego, nem debochado, nem doido.  - respondeu o visitante:  e vim foi  pedir sua filha Joana em casamento. Se quiser dá, dê! E se não quiser, dane-se! Vá pro inferno com todo sua 'famia', porque não sou adulo macho nem mulé!

- E você tem posses pra sustentar uma mulé seu cabra da peste sem vergonha?

- Se não tivesse, cá não teria vindo, tá abistontado é?

- Pois se tens posses e coragem pra 'trabaiá pru mode' de minha 'fia' não passá fome, apei-se e vamos marcar o casamento seu cabra safado!

O inusitado visitante saltou do cavalo e os dois acertaram o dia do casamento. Enquanto isso, Joana em seu quarto pulava de contentamento, pois já não mais 'ficaria para titia'.


4 comentários:

Mlpallares disse...

Danou-se... Pedido arretado esse!

Mlpallares disse...

Danou-se... Pedido arretado esse!

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)

Ana Rita disse...

Que texto lindo
E é maravilhoso ver o carinho que vc tem pelo seu pai
beijos*